5º ANO - 03 DE MAIO DE 2021




VAMOS COMEÇAR FAZENDO O CABEÇALHO EM SEU CADERNO.

E.M. DR. FRANCISCO MARQUES BONILHA
SEGUNDA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2021.
NOME:
PROFESSORA:



PÁGINA: 54
ATIVIDADES: Atividade 1, 2, 3 e 4.
ORIENTAÇÕES:
1 e 2 - Ler o poema “Ilha dos monstros” e circular nele o substantivo primitivo e o substantivo derivado.
3 - Escrever o substantivo de cada palavra.
4 - Escrever substantivos derivados completando com as letras corretas ( g ou j/ x ou ch/ s ou z).



PÁGINA: 55
ATIVIDADES: Atividade 5 e 6.
ORIENTAÇÕES:
5 – Ler o poema “Trem-fantasma” e responder questões A e B.
6 – Observar e ler itens do cardápio.



PÁGINA: 56
ATIVIDADES: Atividade 6, 7 e 8.
ORIENTAÇÕES:
6 – Copiar do cardápio substantivos simples e compostos.
7 – Formar substantivos compostos com palavras do grupos A e B.
8 – Separar os substantivos compostos analisando os substantivos simples que foram usados.
Responder questões da letra A e B.

Objetivos: Compreender os conceitos de substantivos primitivos e derivados, diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo, identificar as significações que prefixos acrescentam à palavras primitiva.


PÁGINA: 60
ATIVIDADES:  A e B
ORIENTAÇÕES: Ler “A Geometria nas sucatas”  e responder questão A e B.

PÁGINA: 61
ATIVIDADES:  A, B, C, D e E
ORIENTAÇÕES: Procurar uma embalagem em casa que lembre algum sólido geométrico e na folha do caderno fazer o que se pede nas questões A, B, C, D, e E.

Objetivos: Identificar sólidos geométricos e figuras planas, identificar que dois pontos distintos determinam um segmento de reta, classificar e nomear figuras geométricas sólidas e seus segmentos.




EDUCAÇÃO FÍSICA

Unidade Temática: Jogos e brincadeiras e habilidades

Habilidades: O aluno terá a oportunidade de experimentar diferentes jogos e brincadeiras do contexto regional, também vai desenvolver as principais habilidades, sempre respeitando as diferenças individuais e o desempenho de cada aluno.

Atividades: Carriola

Material Necessário: Nenhum material

Desenvolvimento da brincadeira: Esta brincadeira precisará de no mínimo duas pessoas, uma será o condutor o outro a carriola, o condutor segurará na altura dos joelhos da carriola que deverá colocar as duas mãos no chão e tentar caminhar andando com as mãos, poderá brincar o quanto quiser, depois inverte as funções.

Cuidados: É recomendado que o condutor seja uma pessoa mais forte, para evitar acidentes.

Variações: Para alunos de 5º ano é necessário aumentar o percurso e se for possível poderá fazer pequenas competições, também após as atividades fazer alongamentos.





POR HOJE É SÓ PESSOAL 
ATÉ A PRÓXIMA AULA