5º ANO - 03/03/2021 - QuartaFeira

 

 .

.
.
TODOS ANIMADOS E
PREPARADOS PARA MAIS
UM DIA DE ESTUDOS ?!

ORIENTAÇÃO:  LEIA O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO  E RESPONDA AS QUESTÕES

LEMBRETE : RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR AS QUESTÕES.

ATIVIDADE QUE O ALUNO IRÁ EXECUTAR:



O que é o amor?

Numa sala de aula havia várias crianças e uma delas perguntou à professora:

– O que é o amor?

A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.

Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:

– Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

A primeira criança disse:

– Eu trouxe esta flor, não é linda?

A segunda criança falou:

– Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas. Vou colocá-la em minha coleção.

A terceira criança completou:

– Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

E assim, as crianças foram mostrando o que trouxeram…

Foi aí que a professora notou que Alice tinha ficado quieta o tempo todo.

Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

A professora se dirigiu a ela e perguntou:

– Meu bem, por que você nada trouxe?

E Alice timidamente respondeu:

– Desculpe professora. Vi a flor e senti seu perfume; pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho, mas não posso mostrá-los.

A professora agradeceu a Alice e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em coisas materiais.

JUNIOR, S. Justo (Editor). O que é o amor. Belo Horizonte, Soler Editora, 2006.



Questões

1) Qual é o título do texto?
______________________________________________________________________

2) Quem é o autor?
____________________________________________________________________

3) Quantos parágrafos há no texto?
___________________________________________________________________

4) Qual é o assunto principal do texto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

5) Onde se passa a história?
__________________________________________________________________

6) Qual foi a pergunta de uma das crianças?
___________________________________________________________   Boa atividade!




ORIENTAÇÃO: 

Atividade com o nome

· Hoje a atividade é criar uma arte com o seu nome.

· Sabemos que o nosso nome é muito importante, cada um representa algo especial.

· Dizem que o nosso nome está escrito nas mãos de Deus.

· Com esse nome escrito, temos um documento de identidade.

· Você sabe o significado do seu nome? 


ATIVIDADE QUE O ALUNO IRÁ EXECUTAR:

· Pense uma forma bem criativa para escrever o seu nome.

· Desenhe em volta o que é importante para você.

· Pinte e deixe bem colorido.

· Se quiser, pergunte a alguém da família o significado do seu nome, pode também fazer uma pesquisa.

· Ao lado pode escrever esse significado. Ok.

 

 

Escreva o seu nome e o ano que você está.

NOME: _______________________________________________________5º ano _____

 

· Não esqueça de enviar a atividade de Arte no Grupo dos Especialistas,

            mas pode ser no privado também. Ok




POR HOJE É SÓ PESSOAL 
ATÉ A PRÓXIMA AULA