ORIENTAÇÃO: LEIA O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES
LEMBRETE : RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR AS QUESTÕES.
ATIVIDADE QUE O ALUNO IRÁ EXECUTAR:
Numa sala de aula havia várias crianças e uma delas perguntou à professora:
– O que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
– Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
– Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
– Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas. Vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
– Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim, as crianças foram mostrando o que trouxeram…
Foi aí que a professora notou que Alice tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
A professora se dirigiu a ela e perguntou:
– Meu bem, por que você nada trouxe?
E Alice timidamente respondeu:
– Desculpe professora. Vi a flor e senti seu perfume; pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho, mas não posso mostrá-los.
A professora agradeceu a Alice e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em coisas materiais.
JUNIOR, S. Justo (Editor). O que é o amor. Belo Horizonte, Soler Editora, 2006.
Questões
1) Qual é o título do texto?
______________________________________________________________________
2) Quem é o autor?
____________________________________________________________________
3) Quantos parágrafos há no texto?
___________________________________________________________________
4) Qual é o assunto principal do texto?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
5) Onde se passa a história?
__________________________________________________________________
6) Qual foi a pergunta de uma das crianças?
___________________________________________________________ Boa atividade!
ORIENTAÇÃO:
Atividade com o nome
· Hoje a atividade é criar uma arte com o seu nome.
· Sabemos que o nosso nome é muito importante, cada um representa algo especial.
· Dizem que o nosso nome está escrito nas mãos de Deus.
· Com esse nome escrito, temos um documento de identidade.
· Você sabe o significado do seu nome?
ATIVIDADE QUE O ALUNO IRÁ EXECUTAR:
· Pense uma forma bem criativa para escrever o seu nome.
· Desenhe em volta o que é importante para você.
· Pinte e deixe bem colorido.
· Se quiser, pergunte a alguém da família o significado do seu nome, pode também fazer uma pesquisa.
· Ao lado pode escrever esse significado. Ok.
Escreva o seu nome e o ano que você está.
NOME: _______________________________________________________5º ano _____
· Não esqueça de enviar a atividade de Arte no Grupo dos Especialistas,
mas pode ser no privado também. Ok