.
TEMA : VÍNCULO , SOCIOEMOCIONAL
ORIENTAÇÃO: O TEXTO QUE VOCÊS IRÃO FAZER A LEITURA É UMA MÚSICA QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE A NOSSA VIDA E A DAS PESSOAS QUE CONVIVEMOS.LEIAM O TEXTO ( POEMA ) “TREM BALA” E RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO
TREM BALA
ANA VILELA
Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós.
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então , fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar.
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações.
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim.
Não é sobre tudo que o seu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás.
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem -bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem -bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir.
Composição : Ana Vilela
ANÁLISE E ENTENDIMENTO DA MÚSICA
1 – Qual é o tema da música ?
2 – Quem canta ?
3 – Quem é o compositor ?
4 – Qual é a mensagem que a música nos traz?
5 – Qual é o significado da expressão “trem – bala “ empregada na
última estrofe da música?
6 – Em: “ É sobre saber que em algum lugar “Alguém zela por ti”
a expressão destacada significa que :
( ) Temos que viver sem pensar no amanhã.
( ) Sempre teremos alguém pensando e se preocupando com a
gente.
( ) Que a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar
cada momento.
7 – Escreva os versos da música que fala da união entre pais e filhos.
Unidade Temática: Jogos e brincadeiras
Habilidades: O aluno terá a oportunidade de experimentar diferentes jogos e
brincadeiras do contexto regional, sempre respeitando as diferenças
individuais e o desempenho de cada aluno.
Atividades: Limão na colher
Material Necessário: 01 colher, 01 limão ou similar
Desenvolvimento da brincadeira: Pegar a colher, segurar na mão direita e percorrer pelo os cômodos da
casa (sala, quartos, cozinha, área). Em seguida com a mão esquerda (mesmo
percurso), e para finalizar com a boca (mesma trajetória).
Variações: Para a brincadeira ficar mais animada, convidar o irmão, pai, mãe ou amigos para participar com você!
EXEMPLO:



